Logo
Imprimir esta página

Psicologia do Autoconhecimento

Psicologia do Autoconhecimento

O ritmo da vida atual, as constantes mudanças, a luta pela sobrevivência, a competição diária, a incrível concentração humana nas grandes cidades e todos os fatores da sociedade atual estão provocando todo tipo de tensões, estresse, estados e reações psicológicas em nossa psique, e isso nos leva à necessidade de um estudo e uma reflexão sobre nós mesmos. As palavras psicoterapia, psicanálise, autoanálise, psicopatologia, desenvolvimento pessoal, dinâmica psicossomática, relaxamento antiestresse etc. estão muito presentes atualmente.

A Psicologia do Autoconhecimento nos conduz ao desenvolvimento de nós mesmos como indivíduos íntegros, em qualquer nível que nos encontremos. Quando a aplicamos em nossa vida, descobrimos o autêntico universo interno que nos levará a um nível mais maduro e frutífero no mundo em que vivemos.


Trata-se de uma psicologia de tipo revolucionário dirigida ao conhecimento de si mesmo e à transformação radical do ser humano. Realmente, o autoconhecimento é o fundamental na vida. Para que vivemos? Qual é o motivo de nossa vida? Qual o objetivo de nossa existência? Acaso a vida consiste unicamente em nascer, crescer, reproduzir e morrer? Isso seria um absurdo!

Em nossa condição humana, com toda sua complexidade de aspectos e relações, a psicologia é chamada a dar soluções. A ausência desta maravilhosa ciência nos conduziria ao encerramento em nós mesmos, provocando uma introversão, ineptidão, preguiça intelectual e física, abandono de si mesmo, inseguranças, antissociabilidade...

A Psicologia do Autoconhecimento, como manifestação de ação contínua, é a solução para o crescimento pessoal e o avanço interno. É mais que necessário viver uma psicologia adequada, com uma profunda reflexão sobre o que pensamos, sentimos e fazemos para podermos conhecer a nós mesmos e elevar positivamente nosso nível humano e espiritual; uma psicologia encaminhada a uma regeneração da nossa condição humana.

A Psicologia do Autoconhecimento praticada sobre si mesmo é a solução natural para nossos traumas, complexos, aversões, fobias e todo tipo de defeitos psicológicos que tanto nos prejudicam. Trata-se de uma psicologia que vai à raiz do problema, e não a uma mera dependência psicológica de outras pessoas ou de fármacos, antidepressivos etc.

Além disso, necessitamos conhecer a nós mesmos para encontrarmos o sentido de nossa vida.

A Psicologia do Autoconhecimento é o método genuíno, aplicado desde épocas remotas pelos sábios do oriente e do ocidente, e está presente nas filosofias taoísta, socrática, lamaísta, em certas escolas do Egito antigo, dos maias, astecas, alquimistas medievais... e, no entanto, é mais atual que nunca.

CAMPOS DE ESTUDO PSICOLÓGICO
Podemos constatar que psicologicamente vivemos em três mundos: o das Formas, o do Fundo e o do Transfundo. Nestas três regiões de nossa vida psíquica está encerrado tudo o que somos. Conhecendo estes três mundos, teremos as chaves do autoconhecimento e poderemos compreender o verdadeiro sentido de nossa vida.

1. O MUNDO DAS FORMAS
O mundo físico ou das formas representa basicamente todo o aspecto humano e material do homem. É a vida cotidiana que abrange o trabalho, os estudos, compromissos, prazeres, deveres etc. A personalidade que todos temos com seu caráter, hábitos e costumes, com nossa identidade, valores humanos e imagem psicológica que projetamos ao exterior se expressa neste mundo formal ou de formalidades.

2. O MUNDO DO FUNDO
O Fundo é a região psíquica de nosso subconsciente e inconsciente humano. Neste mundo podemos encontrar diversos traumas, fobias e complexos que são vibrações densas que repercutem sensivelmente nas pessoas e condicionam suas vidas e relacionamentos. Na psicologia do autoconhecimento buscamos descobrir e eliminar todos os traumas, temores, fobias, angústias, susceptibilidades, complexos etc.

3. O MUNDO DO TRANSFUNDO
O transfundo psicológico é a região mais profunda de todo ser humano. Este mundo tem dupla característica: um aspecto de obscuridade e outro de Luz. No de obscuridade estão depositados os defeitos psicológicos e no de Luz estão as virtudes principais. Nas profundidades do microcosmo homem vibram os átomos mais sutis e também os mais densos. De acordo com nossa forma de ser, pensar e viver, ativamos uns ou outros. A psicologia do Autoconhecimento nos ensina que conhecer e eliminar os defeitos psicológicos é uma necessidade para a liberação e o desenvolvimento de nossa essência ou consciência. Geralmente as pessoas desconhecem o transfundo devido à falta de investigação em psicologia experimental e psicanálise freudiana. O transfundo de Luz é o anverso positivo da medalha psicológica, é a luminosidade da obscuridade, o dia da noite, o positivo do negativo; é onde estão depositados os valores da consciência.

A CONSCIÊNCIA
A consciência é intangível, invisível, atemporal e indefinível. A consciência se expressa como um conjunto de valores, de princípios, tais como o amor, a nobreza, a sinceridade, a compreensão, a espiritualidade, a humildade, a fraternidade... Todos estes valores estão residual e potencialmente dentro de nós, na espera de serem totalmente desenvolvidos de acordo com nosso trabalho e crescimento interior. Desde a antiguidade sabe-se que existem diferentes níveis ou estados de consciência. A Psicologia do Autoconhecimento contém as chaves e as técnicas para despertar e desenvolver a consciência, e para que esta possa se manifestar em nossa vida.

cea-internacional.com